Quem sou eu

Minha foto
O DONO deste BLOG (enquanto o Google deixar). Born in 1976, my Father was an Indian Doctor and my Mother an American-Irish English teacher. I was born and raised here in Brazil. I have travelled a bit and out of the 5 continents, I still need to know Africa and Australia. Nascido em 1976, filho de um Médico de Goa criado em Bengal e de uma Professora Americana de descendência Irlandesa. Nasci e fui criado aqui no Brasil. Já viajei um bocado mas posso dizer que dos 5 continentes só não conheço a África nem a Oceania.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Good Question!

“Are we sleep-walking through our waking state, or wake-walking through our dreams?”
 do diretor Richard Linklater em seu filme de 2001, WAKING LIFE   

WAKING LIFE, sem título em Português, não é um filme do Scorcese (nem do Stallone).
WAKING LIFE baseia-se nas idéias de Platão, Aristóteles, Nietzche, Jean Paul Sartre, e nos apresenta diálogos bastante socráticos, e perguntas retóricas arremessadas ao vento com uma riqueza profundamente filosófica.


Esse estilo inconfundível de animação foi usado pelo diretor novamente cinco anos depois em A Scanner Darkly (O Homem Duplo, 2006) que fala sobre a participação bilateral do Governo na luta contra e no financiamento a favor das drogas. A Scanner Darkly e conta com elenco de peso: o dróide inexpressivo Keanu Reeves, o homem de ferro Robert Downey Jr, a problemática Winona Ryder, o talentoso e engraçado Woody Harrelson e Rory Chocran, todos ele vetorizados. Winona e Downey Jr, pelo histórico curricular, certamente não foram escalados à toa. 

WAKING LIFE, também foi filmado com atores reais e emprega a mesma técnica de pós produção na qual as personagens reais são transformados em ilustrações simuladas de traço e tinta. É notável e clara a evolução da tecnologia empregada em ambos os filmes. WAKING LIFE aborda um tema bastante interessante e presente na realidade e no coditiano dos humanos da Vida Real, a da sensação onírica que por vezes sentimos em pleno estado lúcido, e vice-versa. 

Quem sabe o que é projeciologia certamente vai se divertir com certas colocações feitas durante o filme. Também é possivel reconhecer alguns seres walk-in (seres alienígenas que encarnam e/ou ocupam corpos humanos). 

O roteiro não é linear e consiste em diálogos da personagem principal com as outras personagens que vai encontrando ao longo do filme. Com questões sutilmente colocadas, as contribuições filosóficas e espirituais, que sempre acompanham esse tipo de interação, é mesmo o forte do filme.
É recomendável ao espectador que pause filme na transição de uma cena para outra, isso permite uma melhor digestão mental e emocional do conteúdo apresentado em cada uma das cenas desta obra prima do cinema Norte-Americano.

Um Roteiro Visual de WAKING LIFE criado com ScreenCaptions (fotos da tela) combinados com o Roteiro do filme em si.

Um guia ilustrado com comentários de cada cena.

Vivam!
Sonhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário