Quem sou eu

Minha foto
O DONO deste BLOG (enquanto o Google deixar). Born in 1976, my Father was an Indian Doctor and my Mother an American-Irish English teacher. I was born and raised here in Brazil. I have travelled a bit and out of the 5 continents, I still need to know Africa and Australia. Nascido em 1976, filho de um Médico de Goa criado em Bengal e de uma Professora Americana de descendência Irlandesa. Nasci e fui criado aqui no Brasil. Já viajei um bocado mas posso dizer que dos 5 continentes só não conheço a África nem a Oceania.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O RPG da Vida Real

(ou o Sistema dos Mitos)

Antes de começarmos é necessário fazer a ficha.
Para fazer a ficha é preciso conhecer o sistema.
Pergunto eu então: Teria a classe jurista alguma vantagem?
E o tipo da pergunta cuja resposta é óbvia:
Sim, todas as Classes têm Vantagens (e Desvantagens).

Percebem que o SISTEMA é importante?

Algumas definições de fontes confiáveis seguem a seguir...

Segundo o Pai dos Burros, é:
Um conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizado.”

Segundo a Wikipedia, também é:
Um fluxo de energia, matéria e/ou informação entre os diferentes elementos que o compõem.”

Segundo a Devir & Whitewolf, é:
                                “Gurps & um Conjunto de d10S(toryTeller), respectivamente.”

Sem querer ser repetitivo, nitidamente o Sistema é algo importante.
Em Role Playing a coisa não poderia ser diferente.

JUNG e CAPRA também contribuiram com o conceito que a Psicologia entende por Pensamento Sistêmico. Apartir de então, foi desenvolvido um conjunto de técnicas (com o objetivo solene de compreendê-lo) através das quais o processo em que as coisas influenciam e são influenciadas umas e pelas outras no contexto geral do Todo são observadas, estudadas e replicadas.

Expande-se o conceito de Sistema nos campos das ciências humanas e exatas (BOHR).
Com isso surgem os paradigmas científicos, é lógico.
É assim, o Pensamento Sistêmico apesar de não negar a 'racionalidade', acaba por acreditar nela em conjunto com a subjetividade das diversas artes com as tradições espirituais neo-modernas e milenares, pois, não vê a racionalidade em si capaz de oferecer parâmetros suficientes para o desenvolvimento humano (medido pelo IDH).

Êita Sistema...
Eu digo que dominá-lo é imprescindível, digo que é uma prioridade importante antes de qualquer sessão de qualquer coisa.

Já pararam para refletir sobre... O Sistema da... Azaração?
Já escreveram livros e livros sobre o assunto
Para ver um deles > CLIQUE AQUI.


Alguma vez já pararam para pensar que é assim que se começa uma... Família? E o que tem de Família torta por aí... o que dizer destes membros tortos?
Quando não se tem nada de bom a falar, é melhor ficar calado, já dizia meu avô. Ainda bem que digito calado.

Existe toda uma Lógica Sistêmica por trás das Redes Familiares impostas aos Personagens Vivedores e Ênne-PCês da Vida Real aqui na Terra (não falaremos de Vida fora da Terra, por enquanto).

Olha só que bacana, por exemplo, você saber que tem um Avô Mítico, se for homem.
E se for mulher, que tem uma Avó Mítica! Procure conhecer mais sobre eles, você se surpreenderá com o mecanismo sistêmico por trás de suas origens. Chama-se Herança Transgeracional.

O que tem a Universidade de Walla Walla, aquela filiada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Estado Norte-Americano de Washington (não confundir com Washington District of Columbia, a  Capital deles) a ver com Joseph Cambell?
O que tem a Teoria do Caos a ver com o Efeito Borboleta?
O que tem tudo isso a ver com o RPG? ...Eu respondo, TUDO.
Tem TUDO a ver TUDO. 

Como sou de uma leva bem antiga de Érre-Pêgistas (e cachorro velho, por opção mesmo, não aprende truques novos, haha) o sistema com o qual sou mais familiarizado é o antigo d100% da Chaosium usado nos primeiro jogos de C of C 1st Edition (1981) com a brilhante participação do Mestre Sandy, O Petersen e ainda posteriormente no R.Q. DeluxeEdition (1984) do Grande Greg, O Stafford.

Existe um sistema criado em Solo Nacional, por Brasileiro, que usa o d100.
Joguei pouco, mas gostei muito. Para Visitá-los  > CLICK HERE.
Joguei pouco pois conforme já deixei avisado, cães velhos não aprendem truques novos.

Nesta era moderna globalizada não-gloranthalizada porém Dê & Dêizada, Rune Quest evoluiu para HeroWars que por sua vez evolui para HeroQuest, que não tem nada a ver com o RPGQuest, ou não... sistemicamente falando...

Hoje em dia, quando alguns poucos membros da nossa H-Léra se reune p/ formar parties ainda usamos este sistema d100% com nosso HouseRules com ótimas adaptações. Ironicamente hoje, tanto o Cthulhu de Lovecraft quanto o HeroQuest de Stafford são comercializados no antigo porém não tão bom d20System, que insistem em continuar empurrando...

A explicação é simples:
Quem vende pode até usar, mas quem realmente lucra com isso, com certeza não usa isso! Por isso nem ia citar a White Wolf...
Mas já que toquei no nome desse Lobo Esbranquiçado, vou falar logo:


Não posso considerar o sistema StoryTeller (CONTADOR DE HISTÓRIAS) um sistema válido no quesito precisão, ou lógica.
Foi mal aê Hagen!
Que me perdoem os fãs da Camarilla de Vampiros Mascarados.
Não estou falando que o conceito é ruim, pelo contrário, Anne Rice que o diga. Estou falando sim que o StoryTeller não é um sistema que valoriza o curso espontâneo e randômico gerado pelo rolar de dados combinado com as Perícias dos personagens nem a criatividade das ações nomeadas por jogadores que preferem um estilo livre de jogo.


Mas debater este assunto é redundância, olha o nome escolhido: StoryTeller.
O próprio nome já diz, não tem um Game Master, não róla um Dungeon Master, nos joguinhos do Lobo Esbranquiçado estamos lidando é com um Contador de Histórias....
Minha pergunta, entorno disso, é simples:
Qual é a finalidade das fichas? E dos dados? E dos jogadores?
Pobres jogadores de StoryTeller, deveriam se chamar ouvintes. Posteriormente vou relatar um episódio de quando o Pierre mestrava este jogo pra H-Léra (podem cobrar pq promessa é dívida).


De novo, não estou falando mal do universo, se fosse ruim não teria gerado uma Série de TV (torrent aqui) assinada pelo criador Mark Hagen, estou falando que o sistema não chega aos pés do sistema criado e desenvolvido por ele  trabalho anterior. Mark, você já fez coisa muito melhor em termos de Sistema de Jogo!


Voltando a falar do que presta.

Nós da H-Léra, consideramos este antigo d100% da Chaosium o segundo melhor sistema já desenvolvido até agora.
No topo desta lista está o Sistema que usamos adaptado diretamente do d100%, hehe.

Existem sim sistemas muito bons, superiores ao vigente d20System, que por sua vez não é de todo um ruim. Quem é que não curte num final de semana emendado, prolongado, por exemplo, uma boa maratona do bom e velho D & D, que já está em sua 4a Edição, (a 20 reais, baratinho) regada a pepsi-cola, pizza, sanduba ou rango chinês e bastante guloseimas e frituras?
Eu não mais. Tenho filhos hoje.

Enfim... Porcentagem em d100, na minha opinião (e na da H-Léra tbm), não existe coisa mais lógica e precisa, e nem precisa.
Bom, só precisa mesmo se forem experientes, exigentes e perfeccionistas...
Se forem na vida real, assim digamos, de Nível Épico...

Para vocês nós temos uma boa notícia: Existe coisa melhor sim, hehe...
Existe, a partir de agora, o Blog O RPG da VIDA REAL.

Tô fazendo a ficha dele agora. Tá nascendo ainda...
Valeu,
Adithya Chandran
Viva Narghan!

Nenhum comentário:

Postar um comentário